Telefone 67 99877-7001
Email alianca.crista@hotmail.com

CONVERSÃO

Texto-Chave: Lucas 19:1

Chegando a Jericó, atravessava Jesus a cidade.  2. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos,  3. buscava ver quem era Jesus; todavia, sendo ele de pequena estatura, não o conseguia, devido à afluência do povo.  4. Por esse motivo, correu adiante da multidão e subiu em uma figueira brava para observá-lo, pois Jesus ia passar por ali.  5. Quando Jesus chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa”.  6. No mesmo momento desceu Zaqueu apressado e o recebeu com enorme alegria.  7. Todos, em meio à multidão, que presenciaram o que se passou começaram a murmurar: “Ele entrou na casa daquele pecador e vai hospedar-se lá!”  8. Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a Jesus: “Eis a metade dos meus bens Senhor, que estou doando aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!”  9. Diante disso, Jesus declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão.  10. Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.   

INTRODUÇÃO 
A partir de hoje vamos começar a estudar na Bíblia o que acontece quando Jesus entra numa casa. Nossa primeira história é a de Zaqueu, um cobrador de impostos que havia enriquecido às custas da desonestidade e que, por isso mesmo, não era bem visto pelo seu povo. Entretanto, Zaqueu teve a oportunidade de conhecer Jesus ao levá-lo para sua casa. O que aconteceu como consequência desse encontro foi o que chamamos de conversão, uma verdadeira guinada na vida desse homem e, também de sua família. Vamos procurar tirar as principais lições dessa história para que, ao final desta reunião, Jesus possa alegrar-se mais uma vez, dizendo: "Hoje veio salvação a esta casa!"

1. ZAQUEU TINHA UM DESEJO INTENSO DE CONHECER JESUS, POR ISSO ELE VENCEU TODOS OS OBSTÁCULOS. Lucas 19:1-4

Uma marca comum na vida daqueles que são abençoados com a presença de Deus é a sede que têm no coração de conhecê-lo e a determinação de o buscarem, custe o que custar. 

Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço para isso. 

Zaqueu não. Ele tinha muitos empecilhos para chegar até Jesus: seus limites naturais (era de pequena estatura), a barreira da multidão e o próprio rótulo que as pessoas lhe davam como conseqüência de sua vida desonesta, eram argumentos para que ele não tivesse um encontro com Cristo. 

Mas Zaqueu estava decidido e por isso venceu todos os problemas, inclusive expondo-se ao ridículo de subir numa árvore (lembre-se que ele
era rico, tinha status). 

Foi certamente essa postura que chamou a atenção de Jesus para a vida dele... 

Nós também precisamos demonstrar o quanto queremos o Senhor. 

Uma maneira de fazê-lo será assumirmos o compromisso de estar aqui juntos por sete semanas a partir de hoje, buscando sua presença - Textos de apoio: Jeremias 29:13; Isaías 55:6-7.

2. JESUS, QUE CONHECIA ZAQUEU, REVELOU O DESEJO DE ENTRAR EM SUA CASA - Lucas 19:5 

Que surpreendente o fato de Jesus, sem nunca ter visto Zaqueu, chamá-lo pelo nome diante de uma multidão e dizer que queria ficar em sua casa!

Por que Ele fez isso? 

Em primeiro lugar, porque conhece o nosso coração e nos vê além dos nossos rótulos. Em segundo lugar, porque Jesus percebeu uma boa atitude em Zaqueu, uma vez que ele estava em cima de uma árvore para vê-lo. 

Isso nos ensina que pessoas passivas não chamam a atenção do Senhor. 

Precisamos manifestar nossa fé! Em terceiro lugar, o desejo do Senhor é mudar, não apenas nossas vidas, mas nossas famílias. Por isso Ele propõe entrar em nossas casas Textos de apoio: Deuteronômio 4:29; Isaías 55:6

3. ZAQUEU DEMONSTROU PRONTIDÃO E ALEGRIA EM RECEBER JESUS, A DESPEITO DO QUE OS OUTROS PENSAVAM - Lucas 19:6-

Muita gente fica reticente em receber Jesus e assumir a fé. Pensam no que os outros vão dizer, apegam-se à sua agenda e a seu conforto e fecham a porta para o Senhor. Zaqueu, porém, ao ouvir a proposta de Jesus de ficar em sua casa, apressou-se e o recebeu cheio de alegria. Embora as pessoas o reprovassem, ele viu naquela oportunidade a chance de sua vida e não pensou duas vezes. Ele era um filho da paz e estava disposto a fazer de sua casa uma casa de paz - Textos de apoio: Lucas 10:5-6; Apocalipse
3:20.

4. O IMPACTO DA PRESENÇA DE JESUS TEM QUE MUDAR AS NOSSAS VIDAS - Lucas 19:8 

A presença santa de Jesus deve nos constranger ao arrependimento. Ele entra em nossa vida e em nossa casa, não para deixar as coisas como estão, mas para provocar uma conversão, uma mudança de direção. 

Infelizmente, muitas pessoas receberam Jesus em suas casas, mas não decidiram mudar de vida. 

Foi só um evento social. Com Zaqueu, não. 

Ele sabia que era um pecador (como todos nós, aliás) e estava arrependido, disposto a mudar. 

Ao chamar Jesus de "Senhor", ele professa-o como novo dono de sua vida. 

Até então, César, o imperador romano, era seu senhor e o levava a pecar. 

Agora ele estava se convertendo a Cristo e sua decisão de tornar- se um abençoador de vidas (não mais um usurpador) e de restituir àqueles a quem havia prejudicado demonstra que ele passou a ser um novo homem - Textos de apoio: Romanos 3:23; Salmos 53:3; Atos 3:19.

5. A SALVAÇÃO É O MAIOR MILAGRE QUE PODE ACONTECER NA VIDA DE UMA PESSOA - Lucas 19:9-10

Muitas vezes buscamos a Deus por causa de enfermidades, problemas familiares, financeiros, enfim, para que ele supra nossas necessidades. 

Entretanto, a obra mais importante do Senhor na vida de um homem é a salvação, pois daí se abre a porta para todas as outras bênçãos. 

Foi por isso que Jesus se alegrou tanto. Ele veio salvar quem está perdido! - Textos de apoio - Marcos 8:36-38; Lucas 15:7.

CONCLUSÃO 

Zaqueu teve a vida mudada ao receber Jesus em sua casa. 

Ele não titubeou em relação à sua fé. 

Cada um de nós precisa manifestar a mesma atitude de não apenas levar Jesus para nossos lares, mas assumi- lo como Senhor das nossas vidas, arrependendo-nos dos nossos pecados e recebendo a salvação.

——————————————-

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER 

Conduza a todos numa oração de entrega e assumindo o compromisso de buscar a Deus por sete semanas. 

Ouça a todos sobre os milagres que precisam e ore pelas necessidades de cada um. 

Termine convidando os filhos da paz para lhe acompanharem na próxima celebração geral da igreja a fim de receberem a bênção dos pastores para suas famílias.

Insista com eles neste convite. Se estiver usando os chaveiros como símbolo da campanha, distribua-o para o representante da família que está recebendo a todos.

Junto com o chaveiro, dê também a chave CONVERSÃO.

Compartilhe em suas redes sociais