Telefone 67 99877-7001
Email alianca.crista@hotmail.com

GRATIDÃO

Texto-chave: João 12:1-11

INTRODUÇÃO  

Na semana passada estudamos como Jesus ressuscitou Lázaro, depois de quatro dias morto e como a fé e a disposição foram fundamentais na vida de suas irmãs, Marta e Maria, para que o Senhor operasse. 

Hoje, vamos voltar àquela casa em Betânia, especialmente para entender sobre um outro segredo espiritual: a gratidão.

1. QUANDO AMAMOS JESUS E SOMOS GRATOS PELO QUE ELE FAZ POR NÓS, QUEREMOS MANTÊ-LO EM NOSSA CASA -   João 12:1-2 

* Muitas pessoas recebem a bênção e depois abandonam Jesus ou tentam segui-lo de longe, sem compromisso. 

* Entretanto, quando amamos de verdade o Senhor e reconhecemos o que Ele tem feito por nós, queremos que Ele permaneça em nossa vida e em nossa casa. 

* O que você vai fazer, quando terminarem as sete semanas da campanha? 

* Afastar-se de Deus ou pedir que Ele permaneça fazendo de sua casa uma casa de paz? 

* Lázaro, Marta e Maria não podiam segurar Jesus o tempo todo, porque Ele tinha um ministério itinerante, mas mantinham um contato estreito e sempre faziam questão de tê-lo em casa. 

* Aqui, numa ocasião diferente daquela em que houve a ressurreição de Lázaro, essa família prepara uma ceia só para receber Jesus e aqueles que queriam encontrá-lo. Textos de apoio: Lucas 17:12-19; Lucas 24:28- 32; Jeremias 2:13,17.

2. A GRATIDÃO TOCA O CORAÇÃO DE DEUS E DETERMINA O AMBIENTE NUMA CASA DE PAZ - João 12:3,7-8

* Aquela família tinha amor e gratidão ao Senhor e demonstrava isso de maneira muito prática. 

* Marta servia. Lázaro se dispunha a testemunhar acerca do que o Senhor fez, ainda que isso lhe custasse a perseguição de alguns e Maria foi capaz de comprar um perfume caríssimo, só para derramá-lo como oferta sobre Jesus, além de ungir seus pés e enxugá-los com seus cabelos. 

* Essas pessoas não tinham nenhum problema em ser "exagerados" na manifestação de sua gratidão. 

* Por isso, a Bíblia diz que aquele perfume de adoração "encheu toda a casa". 

* Certamente por isso, Jesus gostava tanto de estar ali, por ver a demonstração do amor daqueles irmãos - Textos de apoio: Colossenses 3:16-17; I Tessalonicenses 5:16-18.

3. NOSSO TESTEMUNHO DEVE SER INSTRUMENTO DE DEUS PARA QUE MUITAS OUTRAS PESSOAS
CONHEÇAM O SEU AMOR - João 12:9,11 

* Quando Deus nos abençoa, não está pensando apenas em nós, mas quer nos usar para inspirar muitas outras pessoas. 

* Ele quer usar nossa casa como um lugar constante de salvação... 

* O testemunho de Lázaro atraiu muita gente e aquela casa estava aberta para receber os necessitados, a despeito do desconforto que isso poderia Ihes causar. 

* Por causa dele, muitos se converteram... Isso nos ensina que, quando temos um testemunho de Deus em nossa vida, não podemos deixar de contar a todo mundo, porque isso é reter a glória devida ao Senhor. 

* Mesmo quando ainda não recebemos o que buscamos, devemos glorificar ao Senhor pela fé e isso moverá o Seu coração em nosso favor - Textos de apoio: Mateus 10:32-33; I Pedro 2:9; Romanos 4:18-20.

4. À MEDIDA QUE SOMOS ABENÇOADOS, DEVEMOS NOS PREPARAR PARA OS CONTRA-ATAQUES DO INFERNO - João 12:4-6,10-11

* Satanás é um perdedor, mas não gosta de perder. Quando começamos a ser abençoados e usados por Deus, ele levanta oposição contra nossa vida para nos desanimar e nos tirar da fé... 

* Naquela casa de paz em Betânia, Maria foi criticada por Judas, que achou sua oferta exagerada. Isso também acontece em nossos dias. Começamos a honrar a Deus com o nosso tempo, com o nosso dinheiro, com nossa casa e as pessoas passam a nos chamar de "fanáticos". Nunca se importaram quando investíamos no pecado (vícios, prostituição, ostentação), mas quando investimos na fé, nos criticam... Lázaro também foi perseguido pelos religiosos, que queriam matá-lo, pois muitas pessoas estavam se convertendo a Jesus por causa dele. É sempre assim: o Senhor ressuscita e o inferno quer destruir de novo. Mas se ficarmos firmes, teremos vitória e nossa casa seguirá sendo uma casa de paz! - Textos de apoio: João 15:17-20; João 16:33; Tiago 4:7.

CONCLUSÃO 

É tempo de assumirmos publicamente a nossa fé, falando para todos do que Jesus tem feito por nós, dedicando a Ele o melhor da nossa vida e abrindo nossa casa para a salvação de mais gente, manifestando assim de forma prática a nossa gratidão... 

Se as oposições começarem, devemos perseverar, sabendo que aqueles que nos criticam nunca fizeram por nós o que Jesus tem feito. 

Portanto, fiquemos firmes e continuemos dando glória a Deus.

 

INSTRUÇÕES FINAIS AO SEMEADOR 

Entregue a chave GRATIDÃO aos representantes das famílias. Dê oportunidade para testemunhos e ore pelas necessidades de cada um. Incentive a todos quanto a frequentarem as grandes reuniões da igreja e fale um pouco mais sobre a importância de irem ao Encontro com Deus.

Compartilhe em suas redes sociais