Telefone 67 99877-7001
Email alianca.crista@hotmail.com

RESTITUIÇÃO

Texto-chave: João 11:1-6,17-44

INTRODUÇÃO 

Muitas vezes, as perdas atingem nossas casas trazendo tristeza e até desespero. Situações, maiores que nós, parecem não ter reversão, a não ser por um grande milagre de Deus. Casamentos destruídos, relacionamentos quebrados entre pais e filhos, enfermidades sérias, falência financeira ou desemprego são exemplos muito comuns de como as perdas podem afetar o nosso lar... Hoje vamos aprender sobre restituição através do que aconteceu na casa de uma família que sempre recebia Jesus, na cidade de Betânia. Quando Lázaro morreu, suas irmãs Marta e Maria pensaram que aquela era uma causa perdida, mas Jesus entrou naquela casa e restabeleceu a paz, ressuscitando aquele que estava morto. Vamos ver o que essa história tem a nos ensinar...

1. DEUS SEMPRE TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR 
João 11:1-6,17 
* Jesus era amigo daquela família. Sempre que passava por Betânia, hospedava-se em sua casa. 

* Por isso, quando Lázaro adoeceu, suas irmās mandaram chamar Jesus. Porém, ele se demorou e Lázaro morreu... 

* Muitas vezes ficamos confusos porque, mesmo buscando a Deus, as coisas não acontecem do jeito que queremos e no tempo que esperamos. 

* Muitos se rebelam por isso e param de buscar. 

* Entretanto, o caminho do Senhor é perfeito, ainda que não entendamos. 

* Sua aparente demora, muitas vezes, acontece para provar a nossa fé, para quebrantar o nosso coração ou simplesmente para que o milagre seja ainda maior e o Pai seja glorificado. 

* O nosso papel é continuar buscando, até que ele opere em nosso favor. 
Textos de apoio: Lucas 18:1-8; Romanos 9:20-21; Isaías 45:9-11; Isaías 55:8-11. 

2. O AMOR DE DEUS POR NÓS NÃO PODE SER MEDIDO PELA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS  - João 11:5, 32-36 

* Marta e Maria estavam confusas quanto ao amor de Deus. Ambas ao receberem Jesus, falaram palavras que demonstravam essa incompreensão. 

* "Por que ele demorou tanto? Porque deixou Lázaro morrer?" No entanto, Jesus amava aquela família e estava sofrendo com ela. Ainda que soubesse do milagre que iria realizar, Jesus chorou por vê-las sofrendo... Muitas vezes estamos em situação semelhante. 

* Por não compreendermos os caminhos de Deus, duvidamos do seu amor e do seu poder e, enquanto agimos assim, perdemos o link com seu amor, que é constante sobre nossas vidas. - 
Textos de apoio: Jeremias 29:11-12; Salmos 91:14-15. 

3. A FÉ É A GRANDE CHAVE QUE ABRE A PORTA DO SOBRENATURAL EM NOSSAS VIDAS - João 11:21-22,40 

* "Se creres verás a glória de Deus". Este é o maior de todos os segredos espirituais. 

* Não temos que entender o que Deus faz e nem mesmo concordar. Temos que crer! 

* A fé é o único canal para os milagres. Se queremos ver a restituição daquilo que perdemos, precisaremos exercer fé. 
Textos de apoio: Hebreus 3:12; 
Hebreus 11:6; Tiago 1:6-7.

4. PRECISAMOS REMOVER OS EMPECILHOS PARA QUE OS MILAGRES ACONTEÇAM 
João 11:38-44 

* Há atitudes que precisamos tomar para que os milagres aconteçam em nossas vidas e famílias. 

* Existem coisas que Deus não vai fazer por nós e que são obstáculos para sua ação. 

* Jesus mandou que tirassem a pedra que fechava a sepultura de Lázaro. 

* Ele poderia fazer isso de maneira sobrenatural, mas não fez porque há sempre uma responsabilidade que cabe aos homens. 

* Por exemplo: se um casamento está destruído por causa da infidelidade, o Senhor pode e quer restaurá-lo, mas é necessário que o adultério seja removido. 

* Se relacionamentos em casa têm sido rompidos devido à violência, à grosseria ou ao desrespeito, primeiro é preciso remover esses obstáculos para que o poder de Deus entre em acão restaurando o que está danificado. 

* Se os negócios estão falidos porque havia desonestidade, enquanto isso não mudar, o Senhor não vai operar. 

Resumindo: primeiro fazemos a nossa parte, para que depois Jesus faça a d'Ele. 
Textos de apoio: Isaías 59:1-2; 
Hebreus 12:1-2.

CONCLUSÃO
Ainda que não compreendamos a maneira como Deus está fazendo as coisas, precisamos crer e perseverar. 

Lembre-se que a fé é a chave! Porém, a verdadeira fé se manifesta em atitudes da nossa parte. 
Precisamos orar, buscar a Deus, seguir firmes na aliança, mas precisamos também "remover a pedra", livrar-nos dos obstáculos que estão entre o Senhor e aquilo que buscamos. 
Se fizermos assim, ainda que o luto e o choro tenham entrado em nossa casa, darão lugar à alegria porque o nosso Deus é Deus de ressurreição e restituição.

——————————————————-

INSTRUÇÕES FINAIS AO SEMEADOR 

Quando terminar de ministrar, ore com imposição de mãos sobre todos os filhos da paz e profetize milagres em suas vidas. 
Dê a chave RESTITUIÇÃO, caso esteja usando o chaveiro como elemento didático e motivacional. 
Incentivando todos a estudarem o texto bíblico durante a semana e terem diariamente um tempo de oração. Termine mostrando a importância de que todos conheçam a igreja (se ainda não o fizeram) e comece a encorajá-los quanto a separarem um fim de semana para participar do Encontro com Deus que acontecerá dias 27, 28 e 29/09/24.

Compartilhe em suas redes sociais