Telefone 67 99877-7001
Email alianca.crista@hotmail.com

OBEDIÊNCIA

Texto-chave: Marcos 3:20-21;31-35

INTRODUÇÃO 

Este texto é muito interessante!
Mais uma vez, o cenário é uma casa onde Jesus está, ainda no começo do seu ministério. Naquele momento, uma parte de seus parentes não acreditava nele, achando que estava louco, por sair pregando e fazendo discípulos. Jesus aproveitou esse contexto para falar sobre um tema bem importante: quem realmente pode dizer que faz parte da família de Deus?

1. CONQUISTAR NOSSAS FAMÍLIAS PARA A FÉ, ÀS VEZES, É UM DESAFIO QUE EXIGIRÁ DE NÓS FIRMEZA E
PERSEVERANÇA - Marcos 3:20-21 - 

* No começo do seu ministério, aos trinta anos, nem mesmo a família de Jesus cria nele como o Messias (o Enviado de Deus)... Muitas vezes enfrentamos esse problema ao assumir a fé. 

* Aqueles a quem mais amamos não nos entendem e até nos rejeitam por isso. 

* O que devemos fazer em situações assim? Desistir? Tentar impor a nossa fé sobre os outros de qualquer maneira? Não. 

* Devemos nos manter firmes, seguros em nossa aliança com Deus e cercados de pessoas que podem fortalecer a nossa fé.

* Esse foi o segredo de Jesus. No começo, quando seus parentes não aceitavam o seu ministério, ele permaneceu fazendo a vontade do Pai e investindo em relacionamentos espirituais. 

* No final de sua vida, sua família já o seguia e até seu irmão Tiago se tornou um dos grandes líderes da igreja primitiva. 
        Textos de apoio: João 7:3-5, Gálatas 1:19, Atos 16:31.

2. PARA JESUS, SUA FAMÍLIA SÃO OS QUE ENTRAM NA CASA, ENVOLVEM-SE, INTERAGEM - Marcos 3:31-34 -

* Uma marca de família é relacionamento. Quem não se abre para se relacionar profundamente com Deus e com os irmãos, não está vivendo em família. 

* É preciso interagir, cooperar, amar, participar de coração, de corpo e alma. 

* Quando Jesus reage, dizendo que sua família era formada pelos que estavam com Ele, sua intenção não era desprezar seus parentes naturais (que ficaram do lado de fora da casa, esperando uma atenção formal), mas mostrar que aqueles que o priorizam, tornam-se também a prioridade do seu coração, sua verdadeira família. 

* Aliás, embora as pessoas, em geral, pensem que todos são filhos de Deus, a Bíblia nos ensina que só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Textos de apoio: João 1:11-13; Efésios 2:13-14,17-19; Romanos 8:17.

3. UMA CARACTERÍSTICA INCONFUNDÍVEL DAQUELES QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS É A OBEDIÊNCIA - Marcos 3:35 - 

* Aqui talvez tenhamos a afirmação mais importante de Jesus nesta passagem: sua verdadeira família é composta por aqueles que fazem a sua vontade, ou seja, obedecem à Palavra de Deus. 

* De fato, muitas pessoas têm fé, dizem amar a Jesus, mas não se submetem a Ele. Segundo a Bíblia, esta fé é morta, não tem poder algum.                                          Textos de apoio: Lucas 6:46; João 15:14; Tiago 2:17-19; I Pedro 1:14- 15.

4. AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS SÃO CONDICIONAIS, DEPENDEM DE NOS ALINHARMOS COM SUA VONTADE - Deuteronômio 28:1-9 - 

* Se queremos a bênção do Senhor em nossas casas, precisamos conhecer a sua Palavra e nos submeter a ela. 

* Já temos falado que "Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele". Assim, andar nos princípios de Deus traz a bênção, enquanto ignorá-los nos coloca fora do seu alcance.     Textos de apoio: Isaías 1:14-20, Jeremias 5:25.

CONCLUSÃO 
Fazer parte da família de Deus é um dos primeiros passos para abençoarmos nossas famílias. 

Ainda que no começo nossa fé seja rejeitada, se perseverarmos como fez Jesus, veremos os nossos queridos se achegando a Deus e sendo alcançados pela salvação. 
Porém, a principal lição que aprendemos hoje é que a obediência é a marca que autentica a nossa fé e nos confirma na posição de filhos de Deus, salvos por sua graça.

————————————————

INSTRUÇÕES FINAIS AO SEMEADOR 

Hoje, além de orar pelos milagres que cada um precisa em sua casa, o semeador deve ministrar sobre os que reconhecem alguma dificuldade para obedecer a Deus (pecados, vícios, dúvidas, etc.). 
É importante dar oportunidade para as pessoas se abrirem e também aproveitar o tema da "família de Deus" para incentivar aqueles que nunca foram ao templo a irem no próximo fim de semana, conhecer a igreja... Se está usando esta figura, não se esqueça de colocar no chaveiro de cada família a chave OBEDIÊNCIA, incentivando-os a estudarem durante a semana o texto-chave e orarem todos os dias pela paz em suas casas.

Compartilhe em suas redes sociais